Arquiteta e Urbanista
Artista Plástica
SITE EM MANUTENÇÃO

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cores primárias estão de volta!

Cores primárias (vermelho, azul e amarelo) nas paredes, móveis e objetos, está em alta no setor de decoração.
Nuances que lembram a década de 1980 porém com alguns detalhes modernos.
Paredes azuis, amarelas, tapetes roxo, lilas.... uma mistura só.. E espante-se..dá certo! A decoração realmente nos surpreende! 
O importante é não ter medo de arriscar para criar uma atmosfera bem-humorada.
Fique atento para não carregar demais. Use dois ou três tons para não ficar cansativo. Dilua os elementos e cores para ter um bom resultado!
Se você tem dúvidas na escolha das cores não deixe de consultar quem entende, visite os sites de decoração, fabricantes de tintas... estes sites possuem simuladores de ambientes e decoração. Você pode testar as cores no seu próprio ambiente, basta postar uma foto! E se ainda assim tiver dúvidas, contrate um arquiteto ou design de interiores.
As cores residências são a expressão dos moradores!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Variedades de gramas

Hoje gostaria de dividir com vocês sobre a variedade de gramas que existem ao redor do mundo, porém vou postar sobre as mais comuns encontradas no Brasil que são: as Batatais, São Carlos, Esmeralda, Santo Agostinho, Bermudas e Zoysia.

A grama Batatais, conhecida também como grama de pasto, forquilha, mato grosso, bastante encontrada no Brasil, serve de cobertura para os solos mais fracos, funcionando como um filtro e evitando a erosão.
Suas folhas são verde-claro, duras e ligeiramente pilosas, no entanto tem a vantagem de resistir bem as secas, pisoteio e às pragas. Apesar de sua resistência, a grama precisa de muito sol. Quando floresce, precisa ser podada. Esta grama é indicada para parques públicos, campo de futebol e bordas de piscinas.



A variedade São Carlos conhecida como Curitibana ou grama larga, têm as folhas largas, lisa e sem pêlos.
Planta estaloníferas, ou seja, rastejante, que emitem de espaço em espaço raízes para baixo e folhas para cima. De fácil adaptação tanto em áreas ensolaradas quanto em sombreadas, crescimento pouco intenso para o alto, o que proporciona um gramado bastante intenso, resistente a pragas e ervas daninhas. Indicada para parques públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, principalmente em regiões de clima mais frio.




A grama esmeralda não tem outros apelidos. Macia e resistente aos pisoteamentos, as folhas são estreitas e médias, cor verde-esmeralda e raízes que penetram facilmente.Ela forma um tapete de grama devido ao entrelaçamento de raízes e folhas. Indicada para jardins residenciais exteriores, áreas industriais, casas de praia, playgrounds e campos esportivos.





A variedade Santo Agostinho, também chamada grama inglesa, imperial ou da costa. Folhas lisas, sem pêlos, largura e comprimento médios, cor verde-escuro, ideal para se plantar no litoral e áreas semi sombreadas, resiste bem a pragas.



A Bermudas conhecida também como grama de seda. Folhas estreitas, crescimento rápido e possui a cor verde vivo. Embora seja macia tem alta resistência ao pisoteio, e regenera-se facilmente quando submetida a maus tratos. Indicada  para áreas industrias, playground, campos de golfe, pólo, tênis e outros.




Finalmente a Zoysia, conhecida como grama japonesa. Folhas estreitas e curtas, cor verde vivo, raízes abundantes. Esta grama é extremamente bela, folhas macias. Por isso é indicada para jardins orientais ou de desenhos delicados.

Quando for escolher a grama do seu jardim, não esqueça de vir a está postagem pesquisar...
Abçs

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conforto das Edificações

Quando você pensa em construir, geralmente pensa em um lugar gostoso para se viver, criar os filhos, envelhecer... Um lugar confortável,agradável, funcional, acessível, esteticamente bonito. Pois bem, o arquiteto pensa em proporcionar a realização de seus sonhos usando de todo conhecimento técnico, conceitos, soluções, plástica arquitetônica e demais recursos que provê.
Um dos conhecimento necessário no estudo do projeto referente ao conforto térmico. A arquitetura deve "agir" amenizando as sensações de desconforto imposto por climas rígidos, em situações de extremo calor ou frio excessivo, já que o corpo humano possui exigências como a manutenção da temperatura em 36°C.
As principais variáveis climáticas do conforto térmico, para conhecimento são; a temperatura, umidade, velocidade do ar e radiação solar incidente e, estes sofrem interferência direta com o regime de chuvas, vegetação, permeabilidade dos solos, águas superficiais e subterrâneas, topografia, entre outros fatores.

Prometo que postarei sobre cada uma destas variáveis.Vale a pena conhecer um pouco deste assunto quando for sonhar com sua nova casa!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aquitetura e Sustentabilidade

A idéia de desenvolvimento sustentável começou a se difundir à medida que crescia a consciência sobre o esgotamento dos recursos naturais, por volta de 1970.


A arquitetura sustentável preocupa-se com o uso de materiais certificados provenientes de fornecedores legalmente estabelecidos, de  como serão tratados os resíduos gerados pela construção e de que  forma poderão afetar o meio ambiente. 
A maioria dos arquitetos de hoje têm a preocupação com questões relacionadas ao impacto de uma edificação ao entorno, ao estilo de vida, alterações de hábitos sociais, materiais empregados, recursos utilizados, aos níveis de sustentabilidade. Buscam uma arquitetura com o menor impacto humano e ambiental. Os arquitetos são os grandes responsáveis por um estilo de vida!
Princípios do Ecoedifício ou casa ecológica que você pode priorizar:

  • Quando escolher um terreno, tome por base sua relação com o sol, o vento, a água e a vegetação;
  • A orientação da fachada e do teto asseguram a máxima disponibilidade da luz natural e otimizam o uso de fontes renováveis de energia, como o solar;
  • Utilize materiais naturais, como argila e tijolo;
  • Pintura à base de água e pigmentos naturais;
  • Utilize madeiras de plantações destinadas a construção, e não de desmatamento de florestas naturais;



Quando pensar em construir... contrate um arquiteto, pois este profissional está preparado para buscar caminhos que eliminam ou pelo menos reduzam a necessidade de usar recursos artificiais, tornando a sua construção mais sustentável!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Papel de parede volta com tudo!

O papel de parede está de volta! Confirmado: é a mais atual tendência!
Novas versões de estampas, florais, padrões geométricos e modelos com texturas naturais transformam o revestimento no glamour na decoração.
Este revestimento pode ser usado nos mais diferentes ambientes: sala de jantar,de estar, hall, quarto...
O papel de parede pode ressaltar móveis, objetos e sobretudo estilizar o ambiente. Marcante e glamoroso, ele cria uma atmosfera no ambiente. Por isso, saiba que atmosfera necessita e depois escolha o papel de parede que transmita sua escolha.
Renove sua casa!














quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desenho a mão livre

Estes desenhos foram feitos no meu primeiro ano da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 
Desenho feito a mão livre, com lápis de cor e aquarelado resultado de observação de uma imagem e ao ar livre. Este é meu hobby favorito, desenhar e pintar! 



Desenhar e pintar ao ar livre implica muito mais do que a prática de uma técnica ou estudo dos fundamentos da arte. Nesta situação aprendo a ver corretamente as cores das sombras e suas nuances,  a tridimensionalidade dos elementos, informações essenciais à obtenção de efeitos convincentes que constituem uma obra profissional.




Desenhar e pintar me transporta a lugares nunca vistos...uma viagem ao meu interior!!



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Móveis planejados

 Você já deve ter parado para pensar no quanto gostaria de aproveitar este ou aquele espaço para armários? Certo? Porém nem sempre encontramos móveis prontos com as medidas que precisamos. Aí que entra os móveis modulados, ou seja, móveis com medidas definidas que se encaixam, atingindo a medida desejada. Não confunda com móveis sob medida, que são geralmente feitos por um marceneiro.

Algumas das vantagens de comprar móveis modulados:

  • Ocupar todos os espaços;
  • Diversidade de módulos(armários) altura x largura x profundidade;
  • Variedade nos tipos de acabamentos (vidro acidato, jateado, laminados melamínicos, laca, ff, etc);
  • Sistema de abertura de portas (báscula, camarão, simples, etc);
  • Diversidade de padrões imitando tecidos, madeiras (inclusive com as ranhuras), além da linha Kids que permite a criança pintar, riscar os armários com canetinhas e também sustentar imãs;
  • Acessórios para quartos, cozinhas, área de serviços e banheiros;
  • Fechamento laterais, superiores e inferiores;
Ou seja, cada uma destas vantagens daria  uma ou mais postagens, porém é o bastante para concordarmos que vale a pena pagar um pouco mais e ter exatamente aquilo que se deseja. 
Também é muito importante saber em que loja comprar, condições de pagamento, prazo de entrega... mas isto é um outro assunto, para uma outra postagem...

Planeje o seu móvel!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Churrasco na pressão - Receita da Ana Maria Braga


Pessoal vale a pena conferir a receita postada no site da Ana Maria Braga. 

Churrasco na pressão... huuumm!
Eu já fiz, porém a minha receita não leva carvão vegetal, mas o gostinho é o mesmo!

 
INGREDIENTES
- Carvão vegetal (aproximadamente 6 pedaços)
- Ervas frescas de sua preferência (tomilho, louro, sálvia, alecrim)
- 4 gomos de linguüiça
- 3 sobrecoxas de frango
- Sal grosso ou o tempero seco que preferir
- 4 espetinhos que desejar (coração de frango, batata calabresa, cebola em cubos grandes)
MODO DE PREPARO
Pegue carvão vegetal (mais ou menos 6 pedaços) e ervas frescas de sua preferência e embrulhe-os com papel alumínio, bem fechado. Coloque este embrulho no fundo de uma panela de pressão (4,5 litros).
Para um churrasco completo:
Sobre este papel alumínio coloque, ao redor da panela (encostando na lateral): 4 gomos de linguiça, no centro do papel alumínio coloque 3 sobrecoxas de frango - temperadas com sal grosso ou o tempero que preferir.
Ligue o fogo baixo, feche a panela de pressão e espere 20 minutos após pegar pressão.
Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as linguiças.
Espetinhos
Deixe as sobrecoxas, encoste-as na lateral da panela e coloque os espetinhos que desejar.

- 1 espetinho de coração de frango
- 1 espetinho de batata calabresa
- 1 espetinho de cebola em cubos grandes

Volte a panela ao fogo baixo, feche a panela de pressão e espere 15 minutos após pegar pressão.

Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire os espetinhos e as sobrecoxas.

Coloque sobre o papel alumínio 500g de picanha (ou maminha, ou contrafilé) temperada com sal grosso, e volte a panela ao fogo baixo. Feche e aguarde 20 minutos após pegar pressão.

Retire a pressão da panela, abra-a, e retire a carne.
Dicas:- Após fazer este churrasco, resfrie a panela para repetir o churrasco.
- Não use a panela de pressão por mais de 2 horas seguidas. Dê este descanso.
- Nunca use a panela de pressão em fogo alto.
Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira

Como contratar a mão de obra para sua reforma?

O segmento da construção civil engloba os mais diversos e complexos riscos. Sejam eles para o cliente (o não cumprimento do que foi acordado) quanto para o profissional (não pagamento, riscos fisicos e outros). Estamos falando de obras pequenas, pequenas reformas onde não é obrigatório a contratação de um arquiteto.
Pois bem, se você pensa em reformar e não contratou um arquiteto para planejar e gerenciar a sua obra, tenha muito cuidado com o profissional que irá executar a reforma! Pesquise, peça indicação aos amigos, verifique quais foram os prós e contras do profissional, pergunte. Importante: Faça mais de um orçamento e procure registrar todos os serviços nos mínimos detalhes para mais tarde não haver surpresas. Se tiver a oportunidade de ver alguma obra do profissional, veja! Há, e não esqueça de acertar com o profissional o material de trabalho, ferramentas e equipamentos. De quem é a responsabilidade, do profissional ou do cliente? Geralmente todo material que será usado somente na sua obra e depois descartado como: pincéis, rolos,espassadores de cerâmica, lona para proteção e etc, são fornecidos pelo cliente. Já os equipamentos e ferramentas que poderão ser utilizados em demais obras são de responsabilidade do profissional que irá executar o serviço como: furadeira, maquita, prumo, colher de pedreiro e etc. Parece besteira mas não é! Existem casos que o profissional cobra do cliente  até o disco que será utilizado na maquita (ferramenta para corte de cerâmica).
Por isso, fique de olho!

DICA: Rejunte sobre Rejunte

É isso mesmo amigos, rejunte sobre rejunte já existente!

Produto indicado para recuperação de rejuntamentos existentes antigos, que encontram-se desgastados, ou ainda como solução para o serviço mal executado por profissionais da construção civil, neste caso o ideal é descontar do profissional, já que produto está cobrindo um erro seu.
Atende aos mais diversos usos, áreas interna e externas, piso e paredes, piscinas.
Não indicado sobre rejunte epóxi ou pintura, devido a possibilidade de não aderencia.
Antes de aplicar:
Verificar a limpeza das juntas e área a ser rejuntada;
Certificar-se se o rejuntamento antigo a ser recuperado, tenha sido aplicado no mínimo 14 dias. O não cumprimento do prazo pode ocorrer manhas no rejuntamento, assim como em rejuntamentos de cores contrastantes com revestimentos porosos. O ideal é utilizar cores similares.
Não é mágica!

http://www.weber.com.br/rejuntar-revestimentos/o-guia-weber/produtos/webercolor-renovacao-quartzolit.html

Cozinha Compacta



Cozinha compacta inspirada em projetos comtemporâneos com elementos retrô.
Um projeto simples, funcional, que agrega estilo ao mesmo tempo em que se aproveita os espaços.
A planta em L permitiu uma organização setorizada, com um espaço para preparação dos alimentos e outro para refeições.
Quando possuímos um ambiente compacto, como a cozinha em questão, podemos brincar com as cores fortes, marcantes, como por exemplo, pastilha sobre a bancada ou mesmo um detalhe na parede com azulejos coloridos. Neste caso, usamos cores neutras no piso, paredes, armários e preferimos deixar "o destaque" para o granito no projeto. Se preferir, a altura do frontispício pode alcançar os armários superiores.
O projeto:
  • Sistema basculante dos armários superiores (abre de baixo para cima), mais funcional e evita acidentes, além do vidro causar um efeito de leveza;
  • Para não perder o espaço acima da geladeira e fogão, a proposta foi estender os armários, criando nicho para a geladeira e depurador;
  • Bancada para refeições, dois lugares em MDF;
  • Cantoneira, elemento retrô no projeto, que podem tanto abrigar objetos decorativos quanto livro;
  • Portas de vidro acidato separando a cozinha da área de serviço permitem que a luminosidade passe sem deixar exposto o outro lado, e se a abertura for de correr, economiza espaço.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estilo Retrô

A decoração no estilo retrô é um grande desafio. Primeiro porque as peças usadas para esta decoração são antigas, que sobreviveram com o passar do tempo. E segundo porque hoje, os projetos são com outro foco, designers modernos, ambiente clean, linhas retas, claras, sóbrias, além de agregar tecnologia e automação. Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que podemos misturar tudo, inclusive o retrô. Não precisa necessariamente usar peças antigas, existem muitas peças sendo fabricadas com elementos que se baseiam no retrô, os próprios fabricantes já misturam os estilos, desiner retrô com tecidos comtemporâneos e vice versa. Bem, mas tratando-se de lugares para achar peças verdadeiramente retrô, nada melhor que os antiquários, ou quem sabe na casa de nossos pais, avós e parentes? Pois é ...aquele móvel que está esquecido, feio, sem pintura, desbotado? É este que pode ser reformado e aplicado ao estilo retrô. Para ajudar na identificação da tal peça esquecida:
  • Cores fortes como laranja, vermelho, amarelo;
  • Elementos com pernas pontiagudas, cadeiras arredondadas, sofás largos, superfícies lisas e brilhantes, baixos, com linhas simples, almofadas redondas, fuxicos, crochês.
 A mistura do retrô com o moderno, sutil, vem fazendo a diferença nos projetos de decoração atual.
Quem já não observou em uma revista de decoração aquele quarto lindíssimo todo branco com laca em brilho e uma cama baixa com acabamentos pontiagudos, cores fortes acompanhado de uma mesinha redonda pequena?  Ou até mesmo elementos na decoração, como rendas, almofadas arredondas e muito mais? Esse é o melhor exemplo desta mistura.

MISTURAR PARA DECORAR!