Quando você pensa em construir, geralmente pensa em um lugar gostoso para se viver, criar os filhos, envelhecer... Um lugar confortável,agradável, funcional, acessível, esteticamente bonito. Pois bem, o arquiteto pensa em proporcionar a realização de seus sonhos usando de todo conhecimento técnico, conceitos, soluções, plástica arquitetônica e demais recursos que provê.
Um dos conhecimento necessário no estudo do projeto referente ao conforto térmico. A arquitetura deve "agir" amenizando as sensações de desconforto imposto por climas rígidos, em situações de extremo calor ou frio excessivo, já que o corpo humano possui exigências como a manutenção da temperatura em 36°C.
As principais variáveis climáticas do conforto térmico, para conhecimento são; a temperatura, umidade, velocidade do ar e radiação solar incidente e, estes sofrem interferência direta com o regime de chuvas, vegetação, permeabilidade dos solos, águas superficiais e subterrâneas, topografia, entre outros fatores.
Prometo que postarei sobre cada uma destas variáveis.Vale a pena conhecer um pouco deste assunto quando for sonhar com sua nova casa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário