Arquiteta e Urbanista
Artista Plástica
SITE EM MANUTENÇÃO

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Banhos, duchas e sua história...



Uma boa ducha é um acessório indispensável no banheiro.
Encontramos no mercado diversas marcas, modelos e preços que cabem em todos os bolsos. Pois bem, independente da ducha comprada, quem não sonha um banho quentinho e intenso ao final do dia, ou da mesma forma em dias quentes uma boa ducha para se refrescar? 
A escolha não depende somente da ducha, da marca ou modelo, e sim da pressão da água, da especificação do produto em jato espalhado ou concentrado e também do tipo de aquecimento, se a gás ou elétrico.i
O hábito de tomar banho no Brasil, vêm dos nativos. Os Portugueses quando aqui chegaram se intrigaram com este hábito, pois eles se banhavam diversas vezes ao dia. Porém este hábito, assim como outros cuidados com a higiene pessoal, se aprimorou com o passar do tempo.
Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo. 
Já na civilização cretense, os banhos faziam parte dos intervalos que ordenavam a realização de banquetes.Para os gregos, o contato com a água integrava o processo de educação de seus jovens. Os jovens tanto dominavam a leitura,  como praticavam a natação.

Os romanos, visivelmente influenciados pelos gregos, ampliaram a recorrência do hábito realizando a construção das famosas termas. Uma terma consistia em um edifício repleto de vários salões que contavam com vestiários, saunas e diversas piscinas. Ligeiramente semelhantes aos resorts do mundo contemporâneo, algumas dessas construções romanas também contavam com bibliotecas, jardins e restaurantes.

Se no Império Romano as pessoas não tinham o menor pudor de se banharem nesses locais públicos, na Idade Média a coisa mudou bastante de figura quando o papa Gregório I ao dizer que o contato com o corpo era via mais próxima do pecado. Dessa forma, o tomar banho se transformou em uma atividade anual e acontecia em um simples barril de água. Fora disso, os asseios diários eram feitos pelo uso de panos úmidos.

Já os povos orientais trataram de manter o hábito bem ativo entre os seus comuns. as luxuosas casas de banho onde os muçulmanos tomam banho, depilam, passam por sessões de massagem, branqueiam os dentes e se maquiam.


Nos séculos XVI e XVII, as noções de saúde e doença mais uma vez se tornou uma afronta ao hábito de se tomar banho regularmente. Nessa época, os médicos acreditavam que as doenças consistiam em manifestações malignas que tomavam o corpo do indivíduo por meio de suas vias de entrada. A partir dessa premissa, a classe médica concluiu que o banho em excesso alargava os poros da pele e, com isso, deixava o sujeito suscetível a uma doença.
Somente no século seguinte, com a ascensão da ciência iluminista, que o banho foi redimido como um meio de se cuidar da saúde. Em vários relatos do século XIX, temos a descrição de doentes que foram obrigados a tomar banho à força. 
A popularização do banho só aconteceu de fato no Ocidente a partir da década de 1930. Nessa época, a lavagem do corpo era realizada aos sábados, mesmo dia em que as peças íntimas das crianças eram trocadas. Após a Segunda Guerra Mundial, o processo de reconstrução de várias casas permitiu que os chuveiros fossem disseminados por toda a Europa. Atualmente, nosso banho deixou de ser um ato público, mas ainda é premissa fundamental para que os outros tenham uma boa impressão de nós mesmos.

Curiosidades sobre o mundo!!
Informações do site curiosidades do mundo...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Simples porém funcional


Quarto para uma adolescente!
O que devemos priorizar quando não há muito espaço?
O projeto acima possui uma metragem quadrada suficiente para uma cama, um armário e uma bancada de trabalho, porém está funcional e possui tudo que uma adolescente precisa...
Armário com porta de correr, que economiza espaço, e claro um espelho maravilhoso, que já é a porta do armário. Que menina não gostaria de um destes, não é mesmo?
Bancada com gaveteiro e armário inferior e superior, acompanhado de prateleiras e um painél para suporte de TV. Uma confortável cadeira, uma cama com cama auxiliar para o namorado ou as amigas...
A cama neste projeto, não possui cabeceira, por isso foi feito um painel de MDF e anexo a ele, um gaveteiro como mesa de cabeceira com um pendente para iluminação focal.
Escolha uma das paredes para destacar... pinte, cole papel de parede, explore a imaginação...
Simples porém funcional!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Alturas que fazem diferença





Alturas que fazem diferença no projeto:


Sala

  • A TV deve ser instalada no centro da parede numa altura confortável aos olhos. Por este motivo a maioria das TVs de Plasma e LCD são instaladas em suportes a 1,5 a 1,6m (altura do meio da TV) a altura da sua base depende do tamanho da TV, e não no móvel que normalmente a altura da base é de aproximadamente 0,70 a 0,80 m.
  • O pedente sobre a mesa de jantar deve ficar instalado de 0,9 a 1,0m do tampo da mesa.
Cozinha
  • Altura da bancada de cozinha deve ser de 0,85 a 0,93m. Para bancadas americanas a altura ideal é 1,10m.
  • A altura da coifa ou depurador é de no mínimo 0,7m da boca do fogão a 0,8m.
  • A base dos armários superiores pode ficar de 1,40 a 1,70 m do piso. Se instalados sobre a pia, o vão pode começar em 45 cm e chegar a 70 cm.
  •  As alturas para os fornos elétrico e  micro-ondas variam, mas, em média, o eixo do elétrico fica a 97 cm do piso, enquanto o centro do micro-ondas é posicionado de 1,30 a 1,50 m, para ficar na altura dos olhos.
Banheiro
  • Altura de bancada de banheiro depende muito do tipo da cuba que será instalada. Porém a altura padrão é 0,80m.
  • O espelho deve ser instalado de acordo com a altura dos moradores.
Quarto

  • Para o quarto é indicado TV de 32" polegadas a menores. A altura ideal para a instalação é de 1,9m.

domingo, 17 de julho de 2011

Ambiente pequeno para escritório

A planta baixa do projeto mostra que trata-se de um ambiente pequeno e estreito. Nestes casos,o ideal é usar cores claras, poucos armários fechados e mais prateleiras e nichos, na altura dos olhos, pois ampliam o ambiente.

1º Opção de disposição dos móveis no projeto: 


2º Disposição dos móveis no projeto:


A necessidade do cliente era um armário alto, pois precisava de espaço para guardar malas, livros, etc. No projeto, este localiza-se em pontos diferentes nas duas opções propostas. Foi projetado também, uma mesa com tampo de vidro sobreposta ao tampo de madeira, permitindo que mais uma pessoa trabalhe no ambiente e não tira o espaço para armários baixos sob o tampo de madeira.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Alimentação Colorida


Nada mais saudável que alimentos coloridos! Carnes, legumes,verduras, frutas,cereais, grãos, sementes... quanto mais colorida sua refeição melhor!
Quanto maior cor houver no prato, maior a quantidade de substâncias que neutralizam e combatem as ações prejudiciais ao nosso organismo. Lembrando que os alimentos naturais são ricos em nutrientes!Os alimentos industrializados são pobres em fibras e ricos em gorduras, açúcares e sal.
Assim como o artista possui sua paleta de cores, uma boa refeição também possui sua paleta de cores, só que nutrientes!
Amarelo/Alaranjado - Alimentos ricos em vitamina C e A, antioxidantes excelente para o funcionamento dos pulmões e dos sistema respiratório, prevenindo gripes e resfriados.
Alimentos: Cenoura, abóbora, laranja, tangerina, pêssego, maracujá, limão, etc.


Amarelo/Verde - Ação antioxidante na saúde dos olhos, reduzindo o risco de infecções, catarata e até cegueira.
Alimentos: Ervilha, vagem, pepino, pimentão amarelo, banana, melão, alface, etc.

Verde/Branco - Alimentos que estão mais para o branco apresentam boas substância. Atuam no fígado, estimulando a produção de enzimas que ativam a imunidade, combatem substâncias cancerígenas e doenças cardíacas. Evita formação de coágulos, inibem formação de tumores no intestino e têm ação antibacteriana, antiviral e anti-flamatória. Já os de pigmento verde, atuam no fígado aumentando a secreção de enzimas que combatem substâncias cancerígenas e ajudam a prevenir doenças do cólon do útero e da mama.
Alimentos: Abobrinha, agrião,bobrinha, brócolis, couve, couve-flor, cebolinha, etc.

Marrom - Melhoram a imunidade, combatem o envelhecimento celular e doenças cardiovasculares, além de prevenir alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Ajudam a normalizar níveis de colesterol no sangue.
Alimentos: Nozes, Castanha, avelã, cacau, semente de abóbora, chá verde, chá preto, coco, etc.


Vermelho/Roxo - Atua como imunoestimulante fortalecendo as defesas do organismo. Excelente para o sistema circulatório, evita problemas cardíacos, previne o envelhecimento precoce até o aparecimento de tumores. Eficaz contra o câncer de próstata, e essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Alimentos: Açaí, uva, vinho,cereja, morango, berinjela, azeitona preta, cebola roxa, repolho roxo, tomate, melancia, goiaba,acerola, etc.

Aposte na variedade dos alimentos pois é a forma mais simples e eficaz de alcançar saúde e longevidade!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Decore sua casa sem gastar muito



É possível deixar sua casa bonita, sofisticada, agradável, bem decorada, sem gastar muito. Basta ter criatividade e imaginação...
Mudar a cor das paredes, a estampa das almofadas, a cor dos móveis, os objetos de decoração. Não esqueça que se você souber fazer algo como costurar, pintar, fazer um arranjo de flores,você gastará muito menos. Mas se não souber fazer nada disso, fique tranquila, pesquise bem e só compre o que realmente vale a pena para sua decoração. O ideal é você pesquisar o ambiente a ser decorado em revistas, internet... e então, a partir daí, seguir um modelo que mais aproxime de seu estilo. Assim você corre menos risco de errar na decoração!




Quarto
A decoração deve ser mais tranqüila. Para as paredes, escolha cores claras e papéis de parede delicados, que transmitam calma e tranqüilidade para o cômodo. Mas se preferir cores mais fortes, coloque onde de seus olhos não vejam, como na cabeceira da cama, para não cansar.
Lençois e cortinas mudam a aparência. Invista em colchas e edredons com estampas delicadas e cortinas claras.
Prefira os objetos de decoração simples. Porta retratos, quadros na parede, flores, vasos...
Banheiro

Invista em acessórios como porta escovas, saboneteira, toalhas e cortina de plástico coloridos, se não tiver box. Vasos com flores artificiais, tapetes e espelhos.
Sala 

A sala é o ambiente da casa onde a família e os amigos se reúnem com freqüência por isso capriche na decoração.
Troque a cor  das paredes. Escolha cores alegres para salas grandes e cores claras e neutras para salas pequenas, pois ajudam a disfarçar o tamanho do espaço sem deixar o ambiente com aparência “sufocada”. Os papéis de parede, tecidos de parede e as tintas texturizadas também são ótimas opções para decoração.
Os objetos de decoração devem ser escolhidos sem muito exagero. Invista em objetos modernos que dão charme e elegância. Vasos de flores, velas, quadros e abajur dão um toque delicado e especial. Espelhos, quadros e fotografias devem ser espalhados por todo ambiente.
Troque as almofadas por tecidos coloridos e inusitados. Não tenha medo das cores!
Caso o sofá precise de uma reforma,  faça uma comparação de preços antes de optar pela reforma, dependendo do lugar que você mora, vale mais comprar um novo. E se há móveis antigos, reformá-los é uma boa pedida, deixam a sala ainda mais agradável.
Cozinha

Na decoração da cozinha o ideal é que seja funcional e não fuja do tema...cozinha. Tupperware, porta  temperos, porta talheres, facas, puxa saco, fruteira, tapetes... agora, flores na minha opinião, não combinam muito com cozinhas. Se você colocar na janela ou sobre uma mesa, bancada de refeição, concordo. Do contrário, não.

domingo, 10 de julho de 2011

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Combinando Vinho e Comida



O Vinho pode ser ácido, doce, adstringente, encorpado, leve, e ter diferentes combinações destas características. E estas características vão afetar seu paladar na hora de tormar vinho, em um almoço ou jantar. A refeição escolhida pode ou não combinar com o Vinho, e esta combinação, se for muito ruim, pode dificultar a apreciação tanto da comida quanto do Vinho.


Assim existem algumas combinações entre vinhos e comidas que precisamos conhecer e não fazer feio quando somos anfitriões.
Bem, aí vão algumas dicas que permitem que você compreenda melhor as combinações, e, se não for a combinação perfeita, entre vinho e comida, pelo menos pode-se  chegar perto.
Regra básica : Carnes e Massas combinam com vinhos tintos, Peixes combinam com vinhos brancos. Porém é preciso ter flexibilidade. Outra regra básica é que : Vinhos sempre combinam com os pratos das regiões de origem.
Um Vinho Português em geral combina bem com comida portuguesa e um Vinho Espanhol com a culinária espanhola. Indo mais longe, um Vinho Tempranillo Crianza Espanhol combina bem com a Paella.
Segue a lista : 
  • Carnes -  Vinho mais potente e complexo;
  • Frango Marinado - Vinho Tinto mais Frutado;
  • Salmão Grelhado - Vinho Branco Leve e Refrescante;
  • Acidez : Combine a acidez pelo Contraste;
  • Massas com Molho de Tomate combinar com um Vinho Tinto menos acido;
  • Massa com um Molho Cremoso  combinar com um Vinho Tinto mais ácido;
  • Prato mais leves combine com Vinhos mais jovens;
  • Pratos mais fortes combine com Vinhos encorpados;
Temperatura:
Geralmente os vinhos brancos e tintos  são armazenados a 15°, porém  aqui segue uma lista  de sugestão de temperatura:


Um cálice de vinho, por dia, faz bem a saúde! Dizem os especialistas!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Retrato



Este quadro fiz para um casal de amigos. O marido, no aniversário de casamento, presenteou a esposa. Foi uma surpresa para ela.
A técnica utilizada foi pintura acrílica com areia.
Ficou simplesmente lindo!

domingo, 3 de julho de 2011

sábado, 2 de julho de 2011

Respiração - Saúde começa em casa



São diversos os fatores que interferem em nossa saúde. No entanto, muitos destes problemas são evitados com atitudes simples que começam em nossa casa.
Problemas respiratórios, alergias, asma, falta de ar, rinite, sinusite...Com a chegada do frio aumentam também os problemas respiratórios...Na verdade, os fatores que provocam as reações alérgicas são os mais diversos e estão em todo lugar, no entanto com medidas simples em nossas casas podemos evitar os fatores irritantes e consequentes crises:

  • Evite tapetes, piso de forração, cortinas. Escolha móveis fáceis de limpar e mantenha ventiladores e ar condicionado sempre limpos;
  • A janela do banheiro deve estar sempre aberta para evitar fungos. As janelas dos outros cômodos também devem estar abertas durante o dia;
  • Encape colchões e travesseiros com capa de antiácaros e troque a roupa de cama semanalmente, se puder ventile e exponha ao sol. Bichinhos de pelúcia são proibidos para quem tem alergia;
  • Mantenha os armários limpos e nunca use uma roupa sem lavar de uma estação para a outra;
  • Mantenha livros limpos e em lugares fechados;
  • Evite produtos de limpeza com cheiro forte. Prefira passar um pano úmido do que varrer a casa;
  • Animais de estimação são lindinhos mas devem ficar fora de casa, para quem tem alergia, e tomar banho todas semana;

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Revestimento de Pedra Natural


As pedras estão presentes na arquitetura e construção desde os primórdios da humanidade e continuam fazendo parte dela.

A simplicidade natural das pedras tornou-se tendência e é extremamente requisitada nos projetos de arquitetura e decoração. Elas possuem  efeito diferenciado, confere requinte, sofisticação, beleza e durabilidade ao imóvel. As opções de cores e formatos, são infinitamente variadas.
No momento, há uma grande utilização de pedras na parede, em geral sempre foram a opção certa para paredes externas, e cada vez mais em paredes internas, conferindo charme na composição dos ambientes e podendo ser usadas em qualquer parte da casa.
No revestimento de paredes vários tipos de pedras são usados, em estado bruto, serradas ou cortadas manualmente, desde pequenas pedras até grandes placas.
Hoje o mercado dispõe de mosaicos de filetes de pedra,  que facilitam o manuseio e assentamento das peças. Além de revestimentos de cerâmica que imitam pedras, geralmente utilizados em ambientes internos.
Bom, o certo é que tanto as pedras naturais como os revestimentos que imitam, são atuais e modernos. Por isso escolha uma parede de foco e abuse das pedras!