O Vinho pode ser ácido, doce, adstringente, encorpado, leve, e ter diferentes combinações destas características. E estas características vão afetar seu paladar na hora de tormar vinho, em um almoço ou jantar. A refeição escolhida pode ou não combinar com o Vinho, e esta combinação, se for muito ruim, pode dificultar a apreciação tanto da comida quanto do Vinho.
Assim existem algumas combinações entre vinhos e comidas que precisamos conhecer e não fazer feio quando somos anfitriões.
Bem, aí vão algumas dicas que permitem que você compreenda melhor as combinações, e, se não for a combinação perfeita, entre vinho e comida, pelo menos pode-se chegar perto.
Regra básica : Carnes e Massas combinam com vinhos tintos, Peixes combinam com vinhos brancos. Porém é preciso ter flexibilidade. Outra regra básica é que : Vinhos sempre combinam com os pratos das regiões de origem.
Um Vinho Português em geral combina bem com comida portuguesa e um Vinho Espanhol com a culinária espanhola. Indo mais longe, um Vinho Tempranillo Crianza Espanhol combina bem com a Paella.
Segue a lista :
- Carnes - Vinho mais potente e complexo;
- Frango Marinado - Vinho Tinto mais Frutado;
- Salmão Grelhado - Vinho Branco Leve e Refrescante;
- Acidez : Combine a acidez pelo Contraste;
- Massas com Molho de Tomate combinar com um Vinho Tinto menos acido;
- Massa com um Molho Cremoso combinar com um Vinho Tinto mais ácido;
- Prato mais leves combine com Vinhos mais jovens;
- Pratos mais fortes combine com Vinhos encorpados;
Temperatura:
Geralmente os vinhos brancos e tintos são armazenados a 15°, porém aqui segue uma lista de sugestão de temperatura:
Um cálice de vinho, por dia, faz bem a saúde! Dizem os especialistas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário